A origem do pecado para Irineu e para os pais da igreja latina estava no pecado do primeiro homem (Adão), este foi chamado de pecado “original”, pois se constituiu da desobediência voluntária e consciente do primeiro homem, o pecado de Adão foi diferente do de Eva, ambos foram voluntários, mas somente o de Adão foi consciente, enquanto Eva foi enganada. Essa transgressão (conforme Romanos. 5.12) passou para os descendentes de Adão, modificando a natureza do ser humano, é o que podemos chamar de natureza do pecado, ou inclinação pecaminosa, essa natureza desviada esta presente em todo o gênero humano. O homem herda a natureza pecaminosa de Adão, mas não é responsável pela queda dele, portanto herda a natureza sem herdar a culpa.
Sempre houve muita controvérsia quanto à humanidade herdar essa natureza pecaminosa dos seus pais, mas a Bíblia é clara quando diz que “todos pecaram” (Romanos. 3.23).
Foi isso que o Apóstolo João quis dizer em 1° João 1. 8,9 fazendo distinção entre “PECADO” e “PECADOS”. Nenhum homem pode dizer que não tem “PECADO”, por causa da natureza adâmica herdada dos seus pais, mesmo o homem mais justo traz em si o “DNA DO PECADO” (Romanos. 5.12). Já os “PECADOS” fazem referência aos pecados atuais.
É por isso que podemos afirmar que quem é de Deus não peca (1° João 5.18), porque não vivemos na prática diária dos pecados atuais, e ao mesmo tempo afirmamos que somos pecadores, por causa da natureza adâmica herdada (1° João 1. 8-10; 5.19). Essa natureza adâmica pode levar qualquer crente por falta de vigilância a cair em um dos pecados atuais, mas desde que o pecador confesse seus pecados, e se arrependa, ou seja, não torne a praticá-los terá a defesa de Jesus Cristo, o justo advogado (1° João 1.8; 2.1).
Os “Pecados Atuais” são aquelas ações externas que se executam através do corpo. São todos os maus pensamentos conscientes. São pecados individuais de fato. Estes pecados são conhecidos e classificados nos escritos do Apóstolo Paulo aos Gálatas 5.19-21, eles também podem ser praticados por comissão ou por omissão.

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