REDE LIVRARIA

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VOCÊ NÃO PODE SER O MELHOR EM TUDO

E bem-aventurado é aquele que não achar em Mim motivo de tropeço. Mateus 11:6

Um dia, no fim de 1969, um jovem entrou na biblioteca da Universidade de Berkeley. Tomado por uma raiva frenética, ele correu pela biblioteca gritando histericamente para os seus colegas: “Parem, parem! Vocês estão passando à minha frente!” O jovem foi preso.

O crime desse moço, segundo a autora Pamela Pettler, foi ter nascido na década errada, pois foi só a partir da década de 80, cheia de estresse, que passamos a nos preocupar com outras pessoas passando à nossa frente. E isso acontece o tempo todo: se um colega de trabalho é promovido, ele passou à sua frente; se um amigo leu um livro que você não leu, ou fez um curso que você não fez, ele passou à sua frente, naquele ramo de conhecimento. O que alguns parecem não aceitar, é que não se pode ser o melhor em tudo.

Há pessoas que não suportam encarar esse fato, especialmente se o indivíduo mais preparado é um subordinado. Um ferramenteiro contou que, na indústria automobilística onde ele trabalhava, um novo chefe assumiu a seção de ferramentaria. E esse chefe não admitia que um empregado seu fosse mais competente do que ele. Quando isso acontecia, ele infernizava a vida e o trabalho desse funcionário, prejudicando-o de mil maneiras.

É preciso ter grandeza pessoal para olhar nos olhos de um rival em potencial e ver nele, não um adversário, mas um amigo. É preciso ter certeza de sua própria capacidade para não se sentir ameaçado por alguém mais brilhante. E é bom lembrar que, um dia, todos nós encontraremos um rival. Qual será, então, a nossa reação?

Nesse aspecto, João Batista nos dá um grande exemplo. Ele estava tendo grande sucesso evangelístico. Multidões afluíam a ele no deserto, para ouvi-lo pregar: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus” (Mt 3:2). E as pessoas se arrependiam, e eram batizadas às centenas.

Então, um dia, enquanto João estava pregando e batizando, Jesus saiu do meio da multidão. E João sabia que Aquele era quem ele havia anunciado, dizendo: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar” (Mt 3:11).

Em vez de ver em Jesus um motivo de tropeço para a sua carreira, João reconheceu-Lhe a superioridade. E Jesus também reconheceu a grandeza de João, dizendo: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista” (Mt 11:11).

E a grandeza de João residia em se humilhar e exaltar a Cristo. Além disso, a nossa grandeza também reside em reconhecer que não podemos ser o melhor em tudo, embora nos esforcemos para dar o melhor de nós mesmos. Há pessoas melhores do que nós. E por mais que estudemos, e que busquemos informações sobre tudo, sabedoria consiste em reconhecer que não sabemos de nada.
Autor: Desconheço.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

IDOLATRIA

O problema das pessoas com a idolatria não é tão simples assim como parece, mesmo uma pessoa culta, e estudiosa da palavra de Deus, pode cometer um equívoco analisando a idolatria de maneira simplória. Não podemos nos esquecer do texto de Hebreus 11:1, pois nós esperamos aquilo que não vemos. Andamos por Fé e não por vista, assim ensinou o Apóstolo Paulo. Jesus também ensinou que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em Espírito e em verdade.Não estou discutindo o gosto pessoal pelas artes, cada pessoa tem seus próprios gostos e a adornar a sua casa como bem quiser, nós evangélicos e protestantes também temos. Mas eu duvido que um Católico entre na sua igreja como se fosse visitar um “MUSEU”, já visitei museus e nunca vi ninguém pedir nada ao Van Gogh, ou a Picasso. Não temos imagens em nossas igrejas, porque nos dirigimos exclusivamente a Deus através de Jesus Cristo.
Infelizmente os Católicos Romanos não vão a igreja apenas para contemplar as imagens e extrair inspiração e deleite, eles as tratam como uma espécie de “telefone” com o qual podem fazer contato com esse ou aquele santo, se não fosse assim, então o porquê dos pedidos? O porquê das promessas? E o porquê dos votos que são feitos aos santos? Guardo com carinho e saudade as fotos dos meus familiares que partiram deste mundo, mas jamais mencionei uma oração a qualquer um deles.
Eu sou Nordestino, e aqui não é diferente do resto do Brasil, é só dar uma olhada na tradição, e veremos que as pessoas levam a sério os seus santos, você já viu uma romaria? Acredito que sim. Já viu os sacrifícios que são feitos? Acredito que sim.
Outrossim, é ainda mais lamentável o sincretismo religioso aceito pela igreja católica, ela deveria ter lutado pela “pureza” das imagens dos seus “santos”, tão associados ao culto das entidades afro-brasileiras, ainda presente nos nossos dias. Não sou contrário a liberdade de culto dos amados católicos, ou dos amados afro-brasileiros, vocês têm a liberdade de adorar quem vocês quiserem, só acho uma irracionalidade falar com pedras, madeira ou gesso, materiais de que são feitos as imagens inanimadas.
Quanto ao desejado “ecumenismo” seria bom se os católicos parassem de tentar realizá-lo por força de homens, porque ele já foi profetizado por Jesus em João 10:16, naquele texto Ele afirma que tem outras ovelhas em outro aprisco, que Ele no tempo determinado (arrebatamento da igreja) agregará estas com aquelas e haverá um só Pastor e um só rebanho, só Jesus tem o Poder e somente ele ajuntará o seu rebanho naquele dia.
Quanto ao fato de termos várias igrejas cristãs é Bíblico, são sete cartas dirigidas às sete igrejas da Ásia (você pode encontrá-las no livro do apocalipse) a igreja católica também é uma delas, contudo cabe aos seus membros e aos seus líderes se examinarem, e vê em qual daquelas igrejas bíblicas da Ásia eles estão inseridos, julguem-se a vocês mesmos. Eu vou fazer meu exercício de auto-exame para ver se ainda estou na Fé. Faça você também o exercício, leia Apocalipse capítulos 2 e 3 completos, quem lê estes capítulos vê a si mesmo como num espelho.
"Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?" Gálatas 3: 2,3.
Amo os católicos e todos os das demais religiões, mas JAMAIS deixaria que duvidássem sobre a propriedade do meu coração, pois eles poderiam perder tempo suspirando em rogos para que eu me convertesse a Maria, a senhora deles. Ainda que assim fizéssem nada temeria, pois o meu coração já tem Dono, e esta guardado, e é daquele que não tem princípio nem fim: Jesus Cristo, e nada me separará do seu amor.
Oro por todos vocês.
A graça e paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails